Adsense

A importância da introdução das frutas na alimentação saudável

by - novembro 26, 2018

Benefícios da introdução de frutas ou sucos naturais numa alimentação saudável!

A fruta é peça fundamental numa alimentação saudável e devem ser consumidas diariamente. 

Elas fornecem vitaminas, minerais, diferentes fibras alimentares, compostos protetores que ajudam a regular o organismo e antioxidantes que são nutrientes essenciais na proteção das células.

As frutas são alimentos completos e muito saudável, são refrescantes, nutritivos, saborosos e de baixo valor calórico.

Ter uma alimentação saudável, onde as frutas estejam presentes, é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses. 

A ingestão de vitaminas e de outros nutrientes faz com que o organismo esteja protegido por uma espécie de escudo protetor. 

Assim, o melhor caminho é ter em atenção que a sua saúde começa pela boca, ou seja, a alimentação é a melhor forma de prevenir preocupações futuras.

Com as frutas  podemos fazer os mais variados tipos de receitas, como os sucos, as vitaminas, saladas, sobremesas, bolos, geleias… 

Sem contar que moramos num país tropical, abençoado por Deus, no Brasil temos as mais variados opções, temos frutas de todos os tipos e para todos os gostos !

A fruta é um importante integrante da alimentação saudável e seu consumo regular está associado à diminuição de mortalidade e redução da ocorrência de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

As frutas possuem alto valor nutricional, com na maioria das vezes baixo valor calórico, possui geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas é um instrumento essencial na ajuda do controle de peso e combate da obesidade.

A fruta contém também diversos fotoquímicos que são fundamentais para a saúde, na preservação dos tecidos celulares e prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição.

O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de câncer, de doenças cardiovasculares, da doença de Alzheimer, cataratas e de algumas doenças relacionadas ao envelhecimento.

A fruta apresenta benefícios sobre a flora e o trânsito intestinal.

Comer fruta auxilia substancialmente a diminuição do colesterol sanguíneo LDL “ruim” com a menor possibilidade de ter doenças cardiovasculares.

Benefícios da introdução de frutas ou sucos naturais numa alimentação saudável!


Os sucos de frutas são fontes de vitaminas e minerais, ideal para quem não tem o hábito de comer frutas “in natura”.

Os sucos de frutas nos auxiliam na eliminação de gordura, na redução da celulite, extinção dos inchaço, e no término da retenção de líquidos. 

As frutas ou os sucos ajudam na redução de medidas e fornecem nutrientes que tornam a pele, unhas e cabelos mais bonitos e vibrantes.

Ao introduzir frutas ou sucos naturais em sua dieta diária, você perceberá melhoras em sua saúde.

Existem diferenças nutricionais entre as frutas e seus sucos: 

A ingestão de frutas deve ocorrer após uma boa higienização, ingerir (sempre que possível) as frutas  com casca, pois assim garantimos ao máximo a ingestão das fibras contidas na fruta, e ainda todas diferentes fontes de minerais e vitaminas que variam em cada tipo de fruta.

O suco de frutas deve ser sua opção preferida ao invés de refrigerantes e bebidas artificiais, pois continua sendo uma grande fonte de minerais e vitaminas, tanto quanto a fruta.

Se tiver um suco de fruta não coado e ingerido logo após seu preparo, será perfeito! 

A única diferença em relação à ingestão de uma fruta “in natura” está na mastigação. 

A mastigação favorece o poder de saciedade pelo ato mastigatório, o que não se obtém ao ingerir um suco. 

O suco de frutas tem a praticidade de ingerir rapidamente frutas, pode compor um lanche ou uma refeição e ainda tem facilidade no transporte.
 
Se a fruta contiver muita água em sua composição, normalmente o suco é feito apenas da própria fruta com pouca ou nenhuma adição de água no preparo. 

Se existe controle de calorias na dieta, ou ainda, se a pessoa é diabética, é necessário o controle de açúcar natural dos alimentos e a fruta contém seu açúcar natural, a frutose.

Benefícios da introdução de frutas ou sucos naturais numa alimentação saudável!

12- Benefícios dos sucos de frutas no organismo

  1. Melhora o desempenho físico e cardiovascular.
  2. Diminui a pressão arterial.
  3. Proporciona um sono com mais qualidade, mais energia e menos estresse.
  4. Controla a temperatura corporal.
  5. Transporta as fibras que estimulam o trabalho do intestino.
  6. Auxilia no funcionamento dos rins e favorece a digestão.
  7. Favorece uma pele mais bonita e viçosa, pois os líquidos ajudam a varrer as toxinas que se acumulam no organismo.
  8. Melhora o sistema imunológico.
  9. O suco de laranja, aumenta a quantidade de substâncias benéficas diversas no organismo, fazendo com que ajude na proteção de doenças vasculares.
  10. O suco de abacaxi é uma rica fonte de sais minerais, potássio, fósforo, magnésio, sódio, enxofre, ferro e cálcio. Além de ser rico em vitaminas A, do complexo B, e C. Para completar, ele ajuda muito sua digestão.
  11. O suco de limão é um ótimo facilitador de liberação das toxinas do organismo. Seu alto teor cítrico faz com que ele tenha uma função de “detergente” em nosso estômago.
  12. O suco de maçã é famoso no mundo feminino, pois ele possui um poder de rejuvenescimento, além de ser fonte de pectina, ajudando a remover as toxinas do organismo.
Quando não quiser comer a fruta,  opte pelo suco natural, feito da própria fruta. 

Em seguida o suco em polpa congelado, que nada mais é do que o conteúdo da fruta, embalado e congelado. 

Os sucos concentrados também podem ser consumidos de vez em quando, mas somente de vez em quando, naqueles dias de correria em que realmente você não tem tempo para preparar o suco de fruta.

Verifique os ingredientes nas embalagens: existem marcas que possuem uma quantidade de aditivos bem menor do que outras.

É importante que os sucos sejam tomados imediatamente após o seu preparo para não haja perda de nutrientes e vitaminas.

Apesar dos sucos de frutas conter vitaminas, sais minerais e enzimas, deve-se ter cautela na quantidade, tomar no máximo um copo por dia.

Espero que tenham gostado das nossas dicas de como introduzir frutas na alimentação, para que você possa ter uma vida saudável.

Deixem nos comentários sua opinião, dica ou sugestão!


Bjokinhas  amigas!
 
 
 



You May Also Like

0 comentários

recent posts